Pesquisa divulgada ontem (29/03) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e pela Nielsen revela que o faturamento das 20 maiores empresas do setor supermercadista brasileiro cresceu 20,7% em 2011 em relação a 2010, atingindo receita bruta de R$139,789 bilhões.
Com faturamento nominal de R$224,3 bilhões em 2011, os supermercados experimentaram alta de 11,3% em relação ao ano anterior. O ranking é liderado pelo Grupo Pão de Açúcar e pelo Carrefour, mas outras grandes marcas do setor também aparecem em destaque.
Confira abaixo os cinco primeiros colocados e a análise das posições:
A expectativa para 2012 é de mais crescimento, segundo Tiaraju Pires, presidente da Abras. O crescimento real do faturamento anual será em torno de 4%, número que deve ser corrigido para cima ao final de abril, quando haverá melhor visão dos resultados, desonsiderando os efeitos das vendas sazonais da Páscoa.
Embora tenha havido recuo da ordem de 0,18% em vendas reais de fevereiro comparativamente a janeiro, os prognósticos para o ano continuarão positivos, sem indícios de grandes mudanças, segundo Pires. O executivo argumenta que os números negativos de fevereiro foram causados pelo fato de "Fevereiro, apesar do ano bissexto, tem dois dias a menos", o que para o autosserviço significa perdas de até sete pontos percentuais.